Reciclagem de componentes eletrônicos: entenda a importância e como é realizada

Reciclagem de componentes eletrônicos é uma atividade importante para dar novos usos à peças e componentes que poderiam acabar virando resíduo. Entenda mais sobre o descarte de lixo tecnológico e sua reciclagem! 

Hoje em dia, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não possua, ao menos, um aparelho eletrônico para chamar de seu. 

Afinal, vivemos em meio à inovações tecnológicas que, além de acontecerem à todo momento, fornecem novos produtos e equipamentos para facilitar as atividades do dia a dia ou simplesmente promover lazer.

Com o avanço cada vez mais acelerado dessas inovações, é comum que produtos, peças e componentes comecem a tornar-se obsoletos com mais rapidez e sejam descartados, o que, consequentemente, leva à produção de lixo eletrônico, surgindo a necessidade de realizar a reciclagem de componentes de informática.

Se você se interessa pelo assunto ou se não faz ideia do que seja a reciclagem de componentes eletrônicos, continue lendo esse post. Reunimos ótimas informações para você compreender melhor sobre a importância do serviço de uma empresa de lixo eletrônico!

  • Por que o descarte consciente é importante?
  • Entenda a importância da reciclagem de componentes eletrônicos
  • Quem faz esse tipo de serviço?
  • Faça sua parte: descarte corretamente!

Por que o descarte consciente é importante?

Antes de falarmos sobre a reciclagem de componentes eletrônicos, é importante você compreender por que o descarte de lixo tecnológico realizado de forma correta possui cada vez mais importância para o meio ambiente e, portanto, para os seres humanos.

O lixo eletrônico, ou tecnológico, como também pode ser chamado, é produzido em praticamente, senão todos, setores: comércios, residências e indústrias, até mesmo pela própria empresa de reciclagem de lixo eletrônico. 

É devido sua composição que são considerados como lixo eletrônico, geralmente formada por vidro, alumínio, plásticos, cobre e alguns metais pesados como chumbo e mercúrio. 

Por exemplo, a reciclagem de informática poupa que uma grande quantidade de plástico acabe indo para locais impróprios. 

Por isso, realizar o descarte e reciclagem de componentes eletrônicos é uma atitude benéfica para o meio ambiente.

Mas o que são os lixos eletrônicos?

Lixos eletrônicos são os produtos e peças que perderam o seu uso e, consequentemente, seu valor devido a quebra, substituição por outro item ou mesmo por falta de uso. 

Alguns exemplos são: 

  • Microondas;
  • Máquinas de lavar roupa e de louça;
  • Refrigeradores e congeladores;
  • Fogões;
  • Batedeiras, liquidificadores;
  • Secadores de cabelo;
  • Cafeteiras e assim por diante.

Além disso, aparelhos eletrônicos como computadores, notebooks, acessórios de informática, televisões, tablets e aparelhos de celular também são considerados lixos eletrônicos. 

E, ainda, baterias, pilhas, toners e cartuchos de impressoras.

Entenda a importância da reciclagem de componentes eletrônicos

Quando algum produto, peça ou componente não funciona mais e isso o torna inutilizável, é normal que ele seja descartado. 

O importante, no caso de descarte de lixo eletrônico, é pesquisar por uma empresa de reciclagem de lixo eletrônico que seja especializada no serviço. 

Depois da coleta, a empresa de lixo eletrônico realiza um processo de reciclagem dos equipamentos que foram coletados. 

Independente de se tratar de uma reciclagem de componentes de informática ou de aparelhos eletrônicos como celulares, computadores e notebooks, o processo costuma ter algumas etapas. 

Entre essas etapas podemos citar: separação para analisar peças que podem ser reutilizadas, desmontagem em peças menores, separação para reciclar cada tipo de componente de acordo com seu material.

Para entender melhor o que acontece em cada uma delas, reunimos informações detalhadas no tópico abaixo. Confira!

O processo da reciclagem de componentes eletrônicos

Primeiramente, após serem coletados por uma empresa do ramo, os aparelhos e peças passam por uma triagem inicial, geralmente realizada manualmente, para verificar quais ainda possuem condições de uso e quais não podem, realmente, ser reutilizados. 

Para os que possuem condições de uso, a empresa de lixo eletrônico pode realizar os reparos necessários e fazer com que o produto recondicionado seja utilizado por mais um período de tempo.

Já os aparelhos que não podem ser reutilizados, estes são desmontados, visando separar cada parte que os compõem. 

Na maioria das vezes, a separação é a seguinte: bateria, vidro, placas de circuito e carcaça.

Logo, cada um dos componentes são enviados para destinos diferentes, pois é normal que sejam compostos de materiais diferentes e que, portanto, precisam passar por tratamentos específicos. 

Enquanto passam pelos processos, os materiais tóxicos são separados para que o descarte correto seja realizado, assim como peças que devem ser enviadas para empresas específicas para serem descartadas ou recicladas.

Ou seja, quando você envia algo para uma empresa da área, está garantindo que a reciclagem de informática ou de qualquer outro tipo de aparelho seja realizada de forma consciente, pois cada componente vai para o local adequado de descarte.

Quem faz esse tipo de serviço?

Existem, em algumas cidades, pontos de coleta de equipamentos eletrônicos. 

Apesar disso, é importante analisar se, além de coletarem, o serviço de reciclagem de informática, aparelhos eletrônicos e outros tipos também é realizado, pois isso não é uma regra. 

É possível encontrar na internet diversas opções de empreendimentos que trabalham com reciclagem de componentes eletrônicos.

Entre elas, a Cidadão Eco, empresa com mais de 18 anos de experiência de coleta, descarte e reciclagem de componentes de informática e aparelhos eletrônicos de todo tipo. 

Além de oferecer os serviços de descarte de lixo tecnológico e reciclagem de informática e outros aparelhos, a Cidadão Eco também realizamos serviços de destruição de dados e de energia solar. 

Para saber mais detalhes dos serviços, entre em contato através dos telefones (11) 4343-5049 ou (11) 99513-0437, ou venha nos visitar! 

Estamos localizados na Rua Angélica, 25 – Jardim Clube de Campo, em Santo André – SP. 

Faça sua parte: descarte corretamente!

Neste conteúdo você conferiu que o descarte incorreto de lixo eletrônico pode ocasionar problemas para o meio ambiente e, consequentemente, para a saúde de nós, seres humanos. 

Dessa forma, compartilhamos pontos relevantes sobre a importância de contatar uma empresa de lixo eletrônico que realize a coleta e a reciclagem de informáticas e outros tipos aparelhos.

Depois, reunimos alguns exemplos de lixos tecnológicos e explicamos, de forma detalhada, sobre como costuma ser realizado os processos em uma empresa de reciclagem de lixo eletrônico.

Por fim, aproveitamos para te apresentar a Cidadão Eco, empresa que possui mais de 18 anos no ramo de coleta e reciclagem de produtos tecnológicos. 

Se você estava precisando contatar uma empresa de confiança e que possua responsabilidade ambiental, entre em contato conosco! Com certeza poderemos dar um fim mais ecológico para o seu lixo!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário