Página Inicial » Descarte de eletrônicos » Coleta e descarte do lixo eletrônico: entenda como funciona e como descartar corretamente

Coleta e descarte do lixo eletrônico: entenda como funciona e como descartar corretamente

Coleta e descarte do lixo eletrônico são serviços que colaboram com o meio ambiente, evitando que resíduos tóxicos acabem prejudicando a natureza e a saúde humana. Que tal saber mais sobre o assunto? Confira nesse post como o processo acontece!

Você, provavelmente, deve ter alguma gaveta ou um determinado espaço de sua casa que contenha alguns itens como celulares velhos, pilhas e carregadores que não funcionam mais, fones de ouvido quebrados e outros tipos de produtos que não possuem mais serventia. 

Como cada um dos exemplos citados acima não devem ser descartados em qualquer lugar, é comum que eles acabem em algum canto da casa, sem nenhum tipo de uso.

Coleta de lixo eletrônico gratuita

Para que esses itens, conhecidos como lixo eletrônico, sejam descartados de forma correta, sem agredir o meio ambiente, o ideal é contatar uma das opções de empresas que recolhem lixo eletrônico, pois ela dará a finalidade devida para cada um deles. 

Então, se você está precisando dar um fim nos produtos eletrônicos que não possuem nenhum tipo de uso e que estão ocupando espaço em sua casa, continue lendo esse post!

Reunimos informações úteis para você saber tudo sobre coleta e descarte do lixo eletrônico. Boa leitura!

  • Como a coleta e descarte do lixo eletrônico é realizada?
  • Mas o que é considerado como lixo eletrônico?
  • Pesquise por empresas que recolhem lixo eletrônico seguras 
  • Faça a sua parte com o planeta

Como a coleta e descarte do lixo eletrônico é realizada?

Algumas cidades contam com postos de coleta de lixo eletrônico para que os moradores façam o descarte de eletrônicos. 

Apesar disso, nem sempre esses postos são capazes de acolher todo material, dependendo da quantidade e, por isso, existem empresas especializadas no descarte produtos eletrônicos e reciclagem. 

Para contatá-las, o ideal é pesquisar e entrar em contato para entender melhor o processo de cada uma. Mais à frente, neste post, damos algumas dicas para você realizar essa atividade. 

A questão é que após a coleta é realizado o processo de descarte dos itens, que funciona por meio das seguintes etapas:

Triagem  

Essa primeira etapa, na maioria das vezes, é realizada de forma manual, visando separar e especificar cada tipo de item.

Isso porque existem categorias para classificar os materiais recolhidos e, ao separá-los, fica mais fácil realizar o descarte de cada um dos componentes que os formam. 

É nesta fase que também ocorra a análise de peças que podem ser remanufaturadas e reutilizadas, dando um novo destino para elas.

Desmonte

No desmonte, assim como o nome já diz, ocorre a desestruturação do material eletrônico, desde as partes maiores até as menores. Cada item, depois da separação, é direcionado ao seu destino específico.

Destruição

Por fim, após a separação ter sido realizada, os componentes do lixo eletrônico passam por processos de trituração. 

Depois, eles podem ser derretidos ou incinerados, dependendo da composição que possuírem.

Mas o que é considerado como lixo eletrônico?

Assim como o nome já revela, lixo eletrônico é todo material que provém de aparelhos eletrônicos. 

Como possuem componentes inorgânicos como cobre, alumínio, plásticos e metais pesados, o descarte de eletrônico deve ser realizadas de forma consciente em postos de coleta de lixo eletrônico, evitando que esses materiais acabem poluindo o meio ambiente. 

Além da poluição que causam, quando a coleta de eletrônicos não é realizada da forma devida, pode acarretar em diversos tipos de doenças para os seres humanos e animais. 

Por isso, quando for descartar itens como televisores, fogões, rádios, celulares, carregadores, tablets e materiais de informática como monitores, teclados, mouse e impressoras, lembre-se de realizar a atividade de forma segura para o meio ambiente. 

Além dos exemplos citados acima, também estão inclusos rádios, baterias, pilhas,  lâmpadas câmeras fotográficas, microondas, notebooks, geladeiras e fios variados. 

Pesquise por empresas que recolhem lixo eletrônico seguras

Como se trata de um serviço importante e que deve ser realizado com muito cuidado, é essencial pesquisar por empresas que recolhem lixo eletrônico de confiança e boa reputação no mercado. 

Assim como falamos no primeiro tópico do texto, existem, em algumas cidades, postos de coleta de lixo eletrônico, o que facilita caso tenha poucos itens para descartar. 

Mas se você possuir uma quantidade maior de produtos, nem sempre os postos de coleta de lixo eletrônico serão o melhor serviço. 

O ideal, neste caso, é buscar por opções de empresas que recolhem lixo eletrônico e que realizam todo o processo de reciclagem e descarte.

Isso porque as empresas do ramo geralmente são capazes de recondicionar muitas peças, dando nova vida à elas e, com isso, diminuindo a quantidade de descarte produtos eletrônicos. 

Para contratar uma empresa que assegure trabalho confiável e que respeite o meio ambiente de forma devida, aqui vão algumas dicas:

  • Verifique se a empresa possui as certificações necessárias da área; 
  • Converse com algum responsável para entender como o processo é realizado e quais fins são dados para os materiais; 
  • Pesquise por clientes que já foram atendidos pela empresa. 

Ao passo que você segue as dicas acima citadas, as chances de contratar uma empresa de qualidade são grandes e, com isso, você tem a segurança de que está dando o destino correto para suas peças. 

Cidadão Eco

Nós da Cidadão Eco estamos presentes no mercado de coleta de eletrônicos desde 2008, atuando no ramo de logística reversa de equipamentos tanto para empresas quanto para clientes finais. 

Além da coleta de eletrônicos, também realizamos o descarte de eletrônico e a reciclagem dos materiais que podem ser recondicionados e reutilizados, colaborando para que eles tenham um novo uso. 

Também oferecemos serviços de energia solar, com produtos de alta qualidade, visando entregar para nossos clientes o melhor serviço. 

Além disso, nossa empresa possui o importante serviço de destruição de dados, que evita que informações e dados se percam ou acabem com pessoas indevidas.  

Então, se você está precisando realizar o descarte produtos eletrônicos ou outros tipos de serviços, entre em contato conosco pelos telefones (11)4343-5049, (11)99513-0437 ou pelo e-mail contato@cidadaoeco.com.br. Será um prazer te ajudar!

Faça a sua parte com o planeta

Neste conteúdo você entendeu como funciona a coleta e descarte do lixo eletrônico de forma detalhada, pois reunimos informações sobre todo o processo. 

Além disso, também conferiu o que é considerado como lixo eletrônico e, portanto, agora tem conhecimento para separar itens que não possuem mais utilidade e que podem ser descartados, liberando espaço em sua casa. 

Por fim, reunimos dicas importantes para levar em conta no momento de pesquisar empresas que trabalham com coleta de eletrônicos e também descarte de eletrônico, garantindo uma escolha segura.

Agora que você entendeu melhor como funciona o serviço de coleta e descarte do lixo eletrônico, procure sempre realizar o descarte de eletrônico de forma consciente, sem colocar o meio ambiente em risco. 

Entre em contato conosco da Cidadão Eco para garantir que o serviço de descarte produtos eletrônicos seja realizado da melhor forma possível, direcionando cada componente para o destino certo. 

A natureza agradece! 

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário