Como Descartar Equipamentos Eletrônicos Corretamente

Saiba a importância do descarte de equipamentos eletrônicos

Sabe aquele celular que parou de funcionar e está jogado no canto do armário, pois você não sabe o que fazer com ele? O descarte de equipamentos eletrônicos – ou seja, o lixo eletrônico – é aquele obtido por meio de aparelhos e equipamentos eletrônicos, e que podem ser nocivos à saúde da população. 

Esse tipo de produto precisa passar por um descarte de eletrônicos. E o que significa descarte de equipamentos eletrônicos? O descarte de eletrônicos é o descarte correto do lixo tecnológico utilizado, proveniente do uso de eletrônicos.

O que muita gente não sabe é que o Brasil está em 1º lugar em produção de descarte de equipamentos eletrônicos na América Latina. Com base em pesquisas realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), o brasileiro produz uma média de 1,5 tonelada de lixo tecnológico. Dessas mais de uma tonelada de lixo eletrônico, apenas 3% possuem o descarte de eletrônicos por meio da reciclagem.

Mas, afinal, como se realiza o descarte de eletrônicos corretamente?

Para entender como realizar o descarte de eletrônicos é preciso primeiro tomar conhecimento sobre qual o perigo dos equipamentos eletrônicos em contato com o meio ambiente e como deve ser realizado o descarte de equipamentos eletrônicos: o lixo eletrônico apresenta em sua composição diversas substâncias químicas  e que, se não realizar o descarte de eletrônicos, ao se decompor, apresentarão grandes prejuízos para o meio ambiente e a saúde humana.

Dentre os principais tipos de lixo tecnológico que devem sofrer descarte de eletrônicos estão:

  • Computadores;
  • Notebooks;
  • Monitores;
  • Servidores;
  • Bateria;
  • No-breaks;
  • Celulares;
  • Tablets;
  • Impressoras;
  • Dentre outros.

Lixo eletrônico reciclagem – como realizar o descarte de eletrônicos correto

Esses tipos de aparelhos podem – e devem – ser colocados para reciclagem, sendo essa a modalidade mais conhecida dentro dos tipos de descarte de eletrônicos. Entretanto, esse trabalho deve ser feito por pessoas especializadas, que saiba realizam o descarte de equipamentos eletrônicos de forma cuidadosa. Essa preocupação em como realizar o descarte de eletrônicos correto se dá para evitar possíveis riscos de contaminação, muito comuns quando o descarte de equipamentos eletrônicos não é reciclado da maneira ideal.

 Descarte de produtos eletrônicos: veja como!

Solução brasileira para o descarte de eletrônicos – lixo eletrônico reciclagem

Desde 2010 o Brasil adotou, com base na lei nº 12.305/10, a Política Nacional de Resíduos Sólidos para o descarte de eletrônicos e para reciclagem de lixo eletrônico. Com a Política, o descarte de eletrônicos dos produtos fica sobre responsabilidade de fabricantes, distribuidores e comerciantes, além dos consumidores e titulares de serviços públicos. Isso significa que fica a cargo desse público organizar e propor medidas que contribuam para a diminuição do lixo eletrônico bem como para o descarte de equipamentos eletrônicos.

Empresas atuam para orientar sobre onde descartar lixo eletrônico e lixo eletrônico reciclagem

Diversas fábricas e importadoras de equipamentos eletrônicos realizam no país a orientação sobre o descarte de eletrônicos pela própria empresa, incluindo reciclagem de lixo eletrônico. Dentre as principais estão Apple, Samsung e LG, que disponibilizam inclui uma Central, que possibilita um canal de contato com os clientes de forma direta para o descarte de equipamentos eletrônicos.

A partir desse primeiro contato, o cliente passa a conhecer sobre o descarte eletrônico e quais são os pontos de coleta. Na maior parte das vezes, as empresas incluem como pontos de coleta de lixo eletrônico as diferentes assistências técnicas eletrônicas das empresas para o correto descarte de eletrônicos.

Podem ter acesso aos meus dados quando descarto o lixo eletrônico?

Uma das principais dicas para quem vai realizar o descarte eletrônico de celulares, computadores, notebooks ou tablets é o de realizar a exclusão de todas as informação pessoais ou dados sigilosos que possam estar salvos no aparelho antes do descarte, para a partir daí ser realizado reciclagem de lixo eletrônico.

Essa é uma forma de se proteger contra eventuais problemas, como a clonagem de cartões, CPFs, dentre outros, já que o lixo eletrônico estará “disponíveis” para os profissionais que realizarão o descarte.

Como você normalmente descarta seus aparelhos eletrônicos?

Você tem dicas adicionais para reciclar adequadamente o lixo eletrônico?

Indique para um amigo onde descartar lixo eletrônico. 

Sobre o autor! Paulino Andrade é o diretor de desenvolvimento de negócios da Cidadão ECO. Formado em logística atuou em várias multinacionais e desenvolve a logística reversa para equipamentos eletrônicos  desde 2008.  

Deixe um comentário