Descarte de eletrônicos: o jeito certo de realizar essa tarefa tão importante!

Descarte de eletrônicos deve ser levado a sério, pois é capaz de evitar a contaminação do meio ambiente. Que tal saber mais sobre o assunto? Aprenda a fazer o descarte correto hoje mesmo!

O consumo de equipamentos eletrônicos continua aumentando com o passar do tempo, devido aos avanços contínuos da tecnologia.

Mas, já esteve em uma situação em que se perguntou como é feito o descarte do lixo eletrônico desses equipamentos?

Talvez sim, talvez não, mas o fato é que existe uma forma adequada para fazer o descarte de eletrônicos de forma que não prejudique a saúde do meio ambiente e, consequentemente, do ser humano.

Se você está atrás de mais explicações sobre o assunto e também de uma empresa de descarte de lixo eletrônico para aderir a esse costume, chegou ao texto certo!

Hoje, separamos esse conteúdo exclusivo sobre como fazer descarte eletrônicos da forma correta. Quer aprender? Então vamos lá!

  • O que pode ser considerado como lixo eletrônico?
  • Por que fazer descarte de eletrônicos?
  • Entenda como funciona o descarte eletrônicos
  • Confie em uma empresa do ramo!
  • Tenha mais consciência com o meio ambiente

O que pode ser considerado como lixo eletrônico?

Para começar, vamos explicar um pouco sobre o que deve entrar no descarte de resíduos eletrônicos.

Peças e produtos eletrônicos que já não tem mais utilidade nem valor, ou seja, quebrados, parados há muito tempo sem utilização, são eles:

  • Microondas;
  • Máquinas de lavar;
  • Computadores;
  • Fogões
  • Televisões;
  • Notebooks;
  • Tablets;
  • Celulares. 

Além disso, baterias, pilhas, toners e cartuchos de impressoras também fazem parte do descarte de componentes eletrônicos.

E, por fim, todo material que provém de aparelhos eletrônicos e possuem componentes inorgânicos como cobre, alumínio, plásticos e metais pesados.

Por que fazer descarte de eletrônicos?

A reciclagem de lixo é algo sempre discutido em todo o mundo, já que a produção de lixo é constante, certo?

Com o tempo, foi analisado que cada resíduo deveria ter seu próprio descarte para evitar desastres ambientais que, no fim das contas, afetam os humanos também. 

Não à toa, você consegue achar uma empresa de descarte de lixo eletrônico sem se esforçar muito, pois o descarte eletrônicos é um dos mais nocivos e importantes do mundo.

Isso porque, nesses materiais existem muitos metais, que causa danos irreversíveis a saúde humana, caso o descarte de resíduos eletrônicos seja feito em lugares inapropriados, como rios, esgotos, aterros sanitários, enfim.

Sendo assim, foi necessário criar a Lei do Lixo Eletrônico 13.576 em 6 de Julho de 2009, originária do Projeto de Lei 33/2008, criada para estabelecer normas e procedimentos para reciclagem, gerenciamento e destinação final do descarte de componentes eletrônicos.

Mas você ainda está se perguntando como é feito o descarte do lixo eletrônico? Quer saber como realmente acontece o descarte eletrônicos? Então continue acompanhando!

Entenda como funciona o descarte eletrônicos

É responsabilidade de uma empresa que trabalha com o descarte de lixo eletrônico, pois é especializada em lidar com esse tipo de componentes, mas você também pode achar um posto de coleta na sua cidade.

Após esses lixos estarem no local correto, acontecem 3 etapas: triagem, desmonte, destruição. A seguir, conheça um pouco sobre cada uma:

1. Triagem  

É realizada manualmente, pois é uma forma de separar e especificar cada tipo de item que se encontra no descarte eletrônicos.

Os materiais recolhidos são separados em categorias para facilitar o descarte de componentes eletrônicos.

A partir disso, é possível realizar uma análise e decidir se existem algumas peças que podem ser remanufaturadas e reutilizadas, ou seja, reaproveitamento.

2. Desmonte

Aqui é quando ocorre a desestruturação no descarte de eletrônicos, separando e desmontando as partes. 

Após isso, cada item toma uma direção para um destino específico de descarte de eletrônicos.

3. Destruição

Por último, no descarte de resíduos eletrônicos, acontece o processo de trituração dos materiais remanescentes. 

E, para finalizar o descarte eletrônicos, os materiais são derretidos ou incinerados, dependendo da composição de cada um.

Tudo isso é pensado para evitar a contaminação do meio ambiente e, então, reduzir o impacto ambiental que poderia ser causado. Incrível, não é mesmo?

Confie em uma empresa do ramo!

Uma empresa idônea que atua no segmento de reciclagem e descarte de componentes eletrônicos é obrigada a ter autorizações e certificações de órgãos do meio ambiente.

Isso porque, o serviço de descarte de eletrônicos é muito importante e deve ser realizado com muito cuidado para passar por todas as etapas e ainda ser de qualidade.

Em algumas cidades existem o ponto de coleta, então você pode pesquisar qual é o mais próximo para você fazer o descarte de resíduos eletrônicos quando for necessário.

Mas caso queira confiar em uma empresa do ramo de descartes de eletrônicos, conheça a Cidadão Eco!

Cidadão Eco – Especializados em Soluções Ecológicas

Nós, da Cidadão Eco, estamos no ramo de Soluções Ecológicas desde 2008, ou seja, são mais de 10 anos de experiência e excelência em nossos serviços!

Estamos localizados no município de Santo André, na cidade de São Paulo e oferecemos nossos serviços de descarte de eletrônicos tanto para empresas quanto para clientes finais.

Para quem procura o descarte de eletrônicos correto, nosso processo se dá da seguinte forma: agendamento, coleta e transporte do material, armazenagem temporária, triagem e descaracterização, encaminhamento para a reciclagem e, retorno ao processo produtivo!

Além disso, também trabalhamos com outros serviços, tais como compra de lote de TI, destruição de dados e energia solar!

A equipe que trabalha aqui na Cidadão Eco é extremamente profissional, trabalhando sempre em constante aprimoramento, priorizando o respeito às pessoas, pois temos muito mais que clientes, temos amigos.

Tenha mais consciência com o meio ambiente

Esperamos que depois deste conteúdo completo, você tenha entendido a importância de realizar o descarte de eletrônicos da forma correta e com uma empresa especializada como a Cidadão Eco!

Esteja sempre ligado nas melhores invenções para ajudar o nosso planeta e cuide sempre do meio ambiente para que também afete positivamente a sua vida, ok?

Se cada um fizer sua parte, nosso planeta estará sempre bem cuidado.

Portanto, se você está precisando realizar o descarte de eletrônicos, entre em contato conosco pelos telefones (11) 4343-5049, (11) 99513-0437 ou preencha o formulário abaixo. 

Nossa equipe ficará muito contente em poder ajudá-lo!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário