Descarte de material eletrônico: por que é essencial fazê-lo corretamente?

Descarte de material eletrônico é o que você não sabe fazer? O que faz, então, com seus eletrônicos quebrados? Saiba que essa é uma dúvida muito comum de quem busca descartar este tipo de resíduo sem causar impactos negativos no meio ambiente, e, além disso, é mais simples de resolvê-la do que você pensa.

Com o constante avanço tecnológico, é muito comum que equipamentos se tornem ultrapassados, obsoletos e acabem perdendo sua função, o que, por sua vez, acaba enchendo gavetas e armários de utensílios não utilizados.

E quando isso acontece você fica incomodado e pensa em jogar tudo no lixo comum ou naquele terreno baldio perto de casa, né? Mas calma e tente não fazer nada disso, em nenhuma hipótese.

Isso porque existe um modo correto de fazer o descarte de material eletrônico com segurança e tranquilidade.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo especial só sobre o descarte de material eletrônico. Aqui você vai encontrar todos os tópicos fundamentais para virar um expert no assunto e não ter mais dúvidas. Confira os principais temas:

  • Descarte de equipamentos eletrônicos: por que é importante fazer? 
  • Descarte de equipamentos de informática: como fazer de maneira correta? 
  • Local para descartar lixo eletrônico: onde encontrar? 
  • Descarte de eletrônico: o que pode descartar? 
  • Descarte produtos eletrônicos com responsabilidade, chame a Cidadão Eco

Descarte de equipamentos eletrônicos: por que é importante fazer?

O descarte de equipamentos eletrônicos carrega um conceito fundamental para a sociedade que é o da responsabilidade compartilhada. Isso quer dizer que tanto o fabricante quanto o consumidor são igualmente responsáveis pela destinação do resíduo gerado.

Isso porque muitos desses equipamentos apresentam substâncias tóxicas e quando descartados de qualquer jeito, podem apresentar riscos severos a nós e ao meio ambiente. Além disso, optar pelo descarte de material eletrônico seguro é sempre a melhor opção.

A responsabilidade do descarte de equipamentos eletrônicos está relacionada também ao que se entende como logística reversa, que diz respeito a um conjunto de ações para que os materiais descartados retornem ao setor empresarial.

Vale destacar que esse conceito é fundamental para a sociedade e para o meio ambiente já que com o descarte de material eletrônico feito de maneira correta há um reaproveitamento do ciclo produtivo e o respeito com mundo em que vivemos.

Agora que você já sabe a importância do descarte dos equipamentos eletrônicos, está na hora de saber como colocar a mão na massa e descartar os que estão aí acumulados na sua gaveta. Vamos lá?

Descarte de equipamentos de informática: como fazer de maneira correta?

Antes de mais nada é importante frisar que o descarte de equipamentos de informática não pode, em nenhuma hipótese, ser feito em lixo comum. Pois, como você já sabe, eles possuem agentes nocivos à saúde.

Além disso, os equipamentos de informática possuem em sua composição partes que podem ser reaproveitadas e recicladas, o que torna ainda mais importante fazer o descarte de material eletrônico de forma correta.

Para isso, o essencial é buscar por uma empresa que recolha esse material e dê a ele uma destinação correta.

Hoje no mercado, a Cidadão Eco é uma empresa referência no ramo que trabalha promovendo segurança, transparência e agilidade no atendimento.

E com a Cidadão Eco você não precisa se preocupar em levar o seu resíduo até a empresa, ela vai até onde você estiver e realiza a coleta e o descarte de material eletrônico com mais  assertividade e segurança.

Local para descartar lixo eletrônico: onde encontrar? 

O local para descartar lixo eletrônico ideal é sempre uma empresa especializada. Só ela tem todas as condições e aparatos para cuidar dos processos de:

  • Coleta; 
  • Armazenamento; 
  • Destinação.

Como você viu anteriormente, a Cidadão Eco é uma empresa referência e seu grande diferencial está na maneira assertiva com a qual trata seus clientes, promovendo total comodidade para o seu descarte.

Além disso, a corporação conta com profissionais capacitados e experts no assunto, que irão te oferecer um atendimento completo, garantindo que você conheça e se certifique da segurança dos métodos utilizados.

Por isso, não tenha dúvidas na hora de descartar seus lixos eletrônicos. Chama a Cidadão Eco, eles cuidam de tudo para você!

Descarte de eletrônico: o que pode descartar?

O descarte de eletrônico abrange bem mais do que os smartphones, computadores e notebooks, sabia?

Equipamentos maiores como geladeiras e freezers também fazem parte do descarte de eletrônico e precisam ser descartados de modo adequado.

Pensando nesses e em outros equipamentos eletrônicos que podem ser descartados de maneira segura, preparamos uma lista com as devidas categorias, considerando as especificações de cada produto. Confira:

  • Equipamentos grandes: geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, ar condicionados, microondas, TVs, etc; 
  • Equipamentos eletroportáteis e menores: batedeiras, aspiradores de pó, torradeiras, ventiladores, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, rádios, etc; 
  • Pilhas e baterias: pilhas modelos AA, AAA, recarregáveis, baterias portáteis de 9V, etc; 
  • Equipamentos de informática e telefones: computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores, entre outros.

Agora que você sabe que aquele fogão encostado aí na sua casa faz parte do descarte eletrônico e que não precisa ser jogado em qualquer lugar, saiba onde encontrar um bom serviço de descarte.

Descarte produtos eletrônicos com responsabilidade, chame a Cidadão Eco

Como você pôde ver ao longo desse texto, o descarte produtos eletrônicos é uma questão de responsabilidade. Quando feito de modo correto ele só agrega vantagens e melhora significativamente o mundo em que vivemos.

Também vimos que  há uma grande abrangência nas categorias para descarte produtos eletrônicos e que quando se escolhe a empresa certa, o simples ato de descartar é muito mais seguro.

Por isso, não deixe de fazer o descarte produtos eletrônicos, por meio da sua consciência do todo e juntamente com a Cidadão Eco, você pode contribuir – e muito – para uma qualidade de vida melhor para todos.

E, além disso, pode influenciar outras pessoas a fazerem os mesmos com aqueles eletrônicos esquecidos e que ocupam cada vez mais espaços em casa.

Está esperando o quê? Contate a Cidadã Eco e confira suas principais condições para promover um ambiente mais limpo para você e para o mundo!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário