Compra de eletrônicos usados: entenda tudo sobre este importante serviço

Compra de eletrônicos usados tem como principal característica a colaboração com o meio ambiente, evitando que o descarte de determinados produtos seja realizado de forma incorreta. Quer saber mais sobre a importância desse serviço? 

Primeiramente, convidamos você a fazer uma reflexão: para onde vai o seu notebook antigo quando você compra um novo? E o seu celular quando compra um modelo que lançou recentemente?

Com as diversas inovações tecnológicas que surgem a todo momento no mercado, é normal que determinados modelos fiquem obsoletos e, com isso, acabem sendo descartados. 

E, se observarmos bem, é praticamente impossível encontrar alguma pessoa que não tenha ao menos um aparelho eletrônico para chamar de seu. 

Então, para evitar que esses eletrônicos e os materiais inorgânicos que os compõem vão para os lixões ou até mesmo fiquem parados em casas e empresas ocupando espaço, existe o serviço de compra de eletrônicos usados. 

Se você procura saber mais sobre o tema e quer entender melhor sobre a importância que ele possui, sobretudo no mundo que vivemos atualmente, continue lendo! 

  • Saiba o que é considerado lixo eletrônico 
  • Compra de eletrônicos usados: entenda a importância 
  • Veja para quem vender
  • Faça o descarte de eletrônicos de forma consciente e aposte na compra de eletrônicos usados também!

Saiba o que é considerado lixo eletrônico 

Antes de falarmos sobre a importância da compra de eletrônicos usados, é importante compreender o que são os lixos eletrônicos, ou sucata eletrônica, como também são chamados. 

De forma geral, todos os produtos eletrônicos que perdem o seu valor de uso, ou seja, que param de funcionar seja por falta de uso ou tempo de vida, são considerados lixos eletrônicos. 

Por exemplo, secadores de cabelo, pilhas, carregadores, celulares, tablets e baterias são alguns itens que podem ser citados. Na área da informática, temos: 

  • Mouses;
  • Teclados;  
  • Notebooks; 
  • Monitores;
  • Toners;
  • Cartuchos de impressoras; 
  • Impressoras, entre outros.

Além disso, produtos como geladeiras, microondas, máquinas de lavar roupa, congeladores, fogões, liquidificadores, batedeiras também devem ter descarte específicos, pois também são sucatas eletrônicas. 

Compra de eletrônicos usados: entenda a importância 

A compra e venda eletrônicos usados é uma ótima forma para que exista a reutilização de dispositivos e componentes de produtos que, ao invés de irem para o descarte, são remanufaturados. 

Quando a compra de aparelhos eletrônicos usados acontece, a empresa responsável passa a gerenciar o ciclo de vida que itens eletrônicos possuem. 

Ou seja, a logística reversa, como é conhecida a atividade, acontece para os componentes que estão em bom estado, reutilização, já aqueles que não possuem mais vida útil, são descartados. 

Dessa forma, a compra de equipamentos eletrônicos usados colabora para que o descarte ocorra em menor quantidade, pois praticamente todos os eletrônicos possuem muitos componentes que podem ser reciclados e reutilizados. 

Impacto ambiental

Por conta da composição do lixo eletrônico, existem alguns impactos negativos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde de humanos e animais. 

Quando nenhuma empresa de compra de aparelhos eletrônicos usados é contatada e o descarte não é realizado de forma correta, esses itens podem causar sérios danos. 

Por exemplo, na grande maioria de eletrônicos costuma existir plástico, material que demora muitos anos para decompor no meio ambiente. 

Além disso, geralmente também pode-se encontrar alumínio, vidro, cobre e metais pesados como mercúrio e chumbo, componentes considerados extremamente nocivos para a natureza. 

Como sério exemplo de impacto negativo, podemos citar o contaminação de solos e até mesmo de lençóis freáticos, quando ocorre o vazamento de componentes como os metais pesados, por exemplo. 

Veja para quem vender

Não basta procurar por locais em que tenham cartazes escrito “compro sucata eletrônica” para vender esse tipo de material. 

É importante, no caso desse tipo de serviço, pesquisar sobre referências das empresas e profissionais que o realizam.

Afinal, a compra e venda eletrônicos usados trata-se de uma atividade que possui impacto no meio ambiente e, consequentemente, em nossas vidas e que, portanto, precisa ser feita de forma segura. 

Por isso, ao pesquisar por empresas que façam a compra de equipamentos eletrônicos usados, lembre-se de verificar referências dela. Você pode utilizar a facilidade que a internet oferece para encontrar avaliações de antigos clientes, por exemplo. 

Então, lembre-se! Nem todo local com os dizeres “compro sucata eletrônica” realmente dará um fim ecológico e seguro para o material. É importante verificar a confiabilidade da empresa ou profissional para garantir que o serviço seja realizado corretamente. 

Cidadão Eco

A Cidadão Eco é um empresa especializada em soluções ecológicas existente desde 2008. Realizamos o serviço de logística reversa, ou seja, a compra e venda eletrônicos usados, visando reciclar e recuperar peças que seriam descartadas.

Se os equipamentos coletados não possuírem mais vida útil, realizamos o descarte de forma correta, sempre prezando pela redução do impacto ambiental que este tipo de material pode causar. 

Então, se você está precisando de uma empresa ambientalmente responsável que compra de eletrônicos usados, marque uma avaliação com a gente! Estamos nos telefones (11) 4343-5049, (11) 99513-0437 e no e-mail contato@cidadaoeco.com.br.

Além de comprar aparelhos eletrônicos usados, também trabalhamos com projetos de energia solar, uma escolha econômica e ambiental, pois utiliza energia renovável, para a sua casa. Entre em contato conosco para saber mais! 

Faça o descarte de eletrônicos de forma consciente e aposte na compra de eletrônicos usados também!

Neste conteúdo você pôde compreender quais produtos são considerados lixos eletrônicos e que, devido seus componentes, eles não podem ser descartados de forma indevida. 

Como exemplos de lixo eletrônico, citamos celulares, notebooks, pilhas, geladeiras, microondas, câmeras fotográficas, baterias, secadores de cabelo, liquidificadores, máquinas de lavar roupa, entre muitos outros. 

Além disso, conferiu a importância que o serviço de compra de eletrônicos usados possui para o meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade. 

Por fim, te mostramos que não adianta procurar por locais que tenham cartazes escrito “compro sucata eletrônica”, pois trata-se de um serviço importante que deve ser realizado por empresas especializadas. 

Também aproveitamos para te apresentar o serviço de compra de aparelhos eletrônicos usados que realizamos na Cidadão Eco, empresa com mais de 12 anos de experiência no ramo.

Agora que você já sabe tudo sobre compra de equipamentos eletrônicos usados, entre em contato conosco para fazer uma avaliação! Será um prazer atendê-lo e apresentar detalhes de nossos serviços!

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário