Passo a passo para aplicar Logística Reversa na sua empresa!

Logística reversa um entre muitos dispositivos para colocar em prática a responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos.

Conheça a Cidadão Eco: veja onde descartar seus produtos eletrônicos sem uso

Define-se como um: 

“dispositivo de crescimento econômico e social qualificado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, com a prática de logística reversa nas empresas,  para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

Com o avanço tecnológico aliado ao aumento populacional vem junto uma enorme produção de resíduos sólidos,

são grandes desafios quando o gerenciamento desses lixos são realizados sem uma empresas de logística reversa e de forma incorreta,

para grandes geradores de resíduos indica-se a implantação de logística reversa nas empresas. empresas de logística reversa

A ausência de logística reversa nas empresas gera o desperdício de resíduos passíveis de reutilização, a

reciclagem e reaproveitamento é comum, porem ainda muitos deles acabam indo parar em aterros e lixões ou, pior, escapam para a natureza.

Portanto a importância de empresas de logística reversa, ou logística reversa nas empresas.

Descartar resíduo inadequadamente causam contaminação do solo, poluição atmosférica,  e por consequência, toda a humanidade,  entre outros aspectos nocivos.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Por isso, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n° 12.305/10, para eleger princípios, objetivos e instrumentos ligados com logistica reversa de resíduos sólidos, bem como seu princípios relativas à gestão integrada e ao gerenciamento desse material, e muitos outros aspectos.

Logística reversa nas empresas são parte dos princípios e dispositivos definidos na lei a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida útil dos produtos. 

De acordo com a PNRS, a responsabilidade sobre o produto cabe a:

  • Comerciantes,
  • Fabricantes,
  • Importadores,
  • Distribuidores,
  • Cidadãos, e
  • Titulares de serviços de limpeza e manejo dos resíduos sólidos urbanos. Veja: Logística reversa nas empresas.

A PNRS obriga que as empresas a aceitarem a volta de seus produtos descartados, são responsável para dar correto destino desses equipamentos.

Uma forma de atender a PNRS e com uma empresas de logistica reversa.

Essa lei estabelece um dispositivo de desenvolvimento econômico e social qualificado por conjunto de ações, procedimentos e meios ao setor empresarial.  

A logística reversa nas empresas gera reciclagem em seus períodos ou em outros períodos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada com a adoção de logística reversa nas empresas.

Existem produtos que requer um sistema exclusivo e independente do serviço de limpeza pública, ou seja,  é total a responsabilidade da empresa geradora em contratar logistica reversa porque estas recolhem produtos com potencial perigo para o meio ambiente.

Empresas de todo porte e setores como,  fabricação, importação, distribuição e comércio devem contar com um sistema próprio de logística reversa nas empresas.

Ganhos equilíbrio e vantagem da logística reversa nas empresas!

As atividades que buscam o equilíbrio entre a atividade empresarial e a função sócio ambiental se traduz em vantagem e benefícios para os empreendimentos que empregar logistica reversa como uma oportunidade.

Logística reversa nas empresas garantem o equilíbrio e traz segurança para sua marca e produto.

Empresas de logística reversa servem para facilitar !

Os responsáveis por geração de resíduos podem contar com os mecanismos da logistica reversa, disponíveis em  empresas de logística reversa que podem receber, cobrar para coletar ou até mesmo comprar estes produtos. Procure por empresas de logística reversa

Existem muitos produtos que necessitam de um processo de logistica reversa independente do serviço de limpeza pública, ou seja,

a responsabilidade de recolher estes materiais no final de um ciclo é total da empresa que cola estes produtos no mercado

por isso devem possuir um sistema de logística reversa nas empresas a fim de atender a esta demanda, existem inúmeras empresas de logística reversa. 

Alguns produtos processo de logistica reversa independente:

  • Equipamentos tecnológicos e de informática
  • Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
  • Logistica reversa para pilhas e baterias;
  • Pneus;
  • Ferroso e não ferroso;  
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como  outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso. Logística reversa nas empresas. 

Há o decreto Nº 7.404/2010, destaca a importância da logistica reversa com Comitê Orientador para a Implantação de Sistemas de Logistica Reversa (Cori), que é presidido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É igualmente composto por mais quatro ministérios: o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Fazenda (MF) e Ministério da Saúde (MS).

A estrutura do Cori inclui o Grupo Técnico de Assessoramento (GTA), que é composto por técnicos dos Ministérios que integram o Cori.

O Cori e o GTA são responsáveis por gerir ações de governo para implantar sistemas específicos de logistica reversa através de acordos setoriais e estudos de viabilidade técnica e econômica, para auxiliar empresas de logística reversa que trabalha com parceria para recolher o resíduo através de logística reversa nas empresas.

Acordos setoriais de logística reversa são atos com força contratual, firmados entre o poder público e os fabricantes, visando a implantação da logística reversa nas empresas para cumprir a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, que retornam para o processo produtivo por meio de empresas de logística reversa. 

Para além da logística reversa para os produtos, equipamentos de informática, eletrônicos, embalagens, etc, citados anteriormente (obrigados pela PNRS) logística reversa

Aplicando as vantagens da logística reversa

A logística reversa importante dispositivo na aplicação de vantagens competitivas para empresas que aderem a essa política de logística reversa nas empresas. 

Dessa maneira, a partir da logística reversa acontece a criação de valor, pois o cliente conta com o planejamento da cadeia de abastecimento para viabilizar o processo de retorno de mercadorias e materiais através de empresas de logística reversa. 

É notado que o consumidor tem preferência por empresas que atuam de maneira ecológica e que possuem certificação pelos órgãos fiscalizadores, e que tenha um robusto sistema de  logística reversa nas empresas. 

A implantação da logística reversa é uma grande aliada da Economia Circular,  ao retornar o resíduo para o ciclo produtivo o material deixa de ser resíduo e se torna matéria-prima para novos produtos.

Junto com a conscientização da população, através da educação ambiental, a logística reversa ajuda a minimizar os impactos ambientais causados pelo mau gerenciamento dos descartes, dando um grande passo rumo a sustentabilidade.  Com logística reversa!  

Torne sua empresa um exemplo deixando a sua marca no mundo e não no planeta!

Faça sua parte, descarte seus resíduos corretamente!

Confira aqui! Logística reversa para eletrônicos!O Blog Cidadão ECO é um espaço para falar sobre o mercado brasileiro de logística reversa de eletrônicos,

Seja bem vindo e boa leitura!

Sobre o autor! Paulino Andrade é o diretor de desenvolvimento de negócios da Cidadão ECO. Formado em logística atuou em várias multinacionais e desenvolve a logística reversa para equipamentos eletrônicos  desde 2008.  

Deixe um comentário