Logística reversa – O que é e como implementar em sua empresa?

Acompanhe nossa série de conversas sobre logística reversa, replicaremos em elevada qualidade o que é logística reversa? 

Mais do que replicar o que é logística reversa, também apresentaremos: 

  • O histórico da logística reversa,
  • Os benefícios da logística reversa
  • logística reversa nas empresas
  • logística reversa e sustentabilidade
  • tudo sobre logística reversa
  • logística sustentável e porque é uma prática crescente

Hoje começamos nossa série, respondendo primeiro em alto nível, “O que é Logística Reversa?”. Além de responder, também abordaremos o histórico o que é Logística Reversa, os benefícios da logística reversa nas empresas, tudo sobre logística reversa! 

Uma prática crescente, especialmente nas indústrias de pós-mercado, e depois falaremos sobre alguns usos da logística reversa e sustentabilidade pelos remetentes e como usar a logística reversa nas empresas.

 A logística reversa faz parte do varejo há mais de 100 anos, quando varejistas como Sears Roebuck e Montgomery Ward iniciaram a remessar produtos por ferrovia.

Respondendo o que é logística reversa. Atualmente, o e commerce levou a um boom desta atividade em todo o mundo – ou remessa de produtos  do consumidor de volta ao varejista.

Os benefícios da logística reversa.

Os consumidores esperam políticas de retorno sem complicações 

É por isso que o retorno dos pedidos de e commerce é três a quatro vezes maior do que as compras físicas, de acordo com a Reverse Logistics Association. Isso significa que a logistica reversa é realidade na vida das empresas. procure tudo sobre logística reversa.

Ter a resposta para o que é logística reversa pode contribui para a sustentabilidade!

Falaremos um pouco sobre o que é logística reversa e sustentabilidade. 

A logística reversa e sustentabilidade, andam juntas, contribui para  diminuir as emissões nocivas e reduz o uso de energia, essa prática está internamente ligada à sustentabilidade ambiental, social e econômica de uma região ou país. 

Uma porcentagem das empresas têm respondido o que é logística revesa e alcançado metas de aterro zero e se esforçam para trabalhar com um parceiro de logística reversa nas empresas que pode fornecer reciclagem e descarte adequados dos produtos e equipamentos tecnológicos.

Quase todos os maiores provedores de serviços da cadeia de suprimentos sabem a importância de atender o que é Logística Reversa, empresas de distribuição e transporte, gerenciam algum tipo de logistica para os clientes. Importante ter o argumento certo para o que é Logística Reversa? 

A atividade logística sustentável abrange desde o gerenciamento de devoluções de mercadorias encomendadas on-line, tais como:

Computadores,

Desktop

Notebook,

Tv,

Eletrodoméstico,

Impressoras,

Peças eletrônicas,

Vasilhames em fim de vida,

Alimentos,

Peças de moda de alta qualidade,

Plásticos e vidro.

Por isso é fundamental saber o que é logística reversa?

Quando ocorre uma devolução, o equipamento devolvido será coletado (de várias maneiras diferentes) e enviado ao CD centro de distribuição. 

Ao mesmo tempo, as informações relevantes sobre a descrição do item de devolução, condição na devolução, informações do cliente etc,

serão transmitidas para o centro de controle de devoluções, porem infelizmente, dado o estado atual do status, esse processo de captura de informações raramente ocorre ou ocorre com menos precisão.  Tudo sobre logística reversa. 

O que é a Iniciativa Logística Sustentável?

O agrupamento de rotas no transporte com análise geoespacial e aprendizado de máquina para reduzir as emissões de CO2 são exemplos de logística sustentável

Pesquisas de logística sustentável apontam que empregar caminhões mais ecológicos não é a única forma de minimizar a pegada de carbono. 

As empresas podem aderir a de logística sustentável e minimizar as emissões de CO2, além de reduzir as contas de combustível analisando características críticas de suas operações de entrega, como: 

  • os tipos de veículos usados, 
  • onde os veículos operam, 
  • a topografia das rotas e, 
  • realocando a capacidade de entrega.

Com o Decreto Nº 7.746, de 5 de junho de 2012

A ex-Presidente da República, Dilma Rousseff, instrumentalizou uma série de medidas a fim de fomentar a inserção de práticas sustentáveis no meio público. Dentre eles, tem-se o Decreto Nº 7.746, de 5 de junho de 2012:

“O Art 1º deste Decreto regulamenta o art 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a estabelecer critérios, práticas e diretrizes gerais à promoção do desenvolvimento nacional sustentável por meio das contratações realizadas pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional e pelas empresas estatais dependentes, e institui a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP”

Atualmente, você tem um programa de logística reversa, sabe o que é logística reversa? 

Você tem algo a acrescentar neste artigo “O que é Logística Reversa”?

Sobre o autor! Paulino Andrade é o diretor de desenvolvimento de negócios da Cidadão ECO. Formado em logística atuou em várias multinacionais e desenvolve a logística reversa para equipamentos eletrônicos  desde 2008.  

Deixe um comentário