Acompanhe nossa série de conversas sobre logística reversa, replicaremos em elevada qualidade o que é logística reversa?
Mais do que replicar o que é logística reversa, também apresentaremos:
- O histórico da logística reversa,
- Os benefícios da logística reversa
- logística reversa nas empresas
- logística reversa e sustentabilidade
- tudo sobre logística reversa
- logística sustentável e porque é uma prática crescente
Hoje começamos nossa série, respondendo primeiro em alto nível, “O que é Logística Reversa?”. Além de responder, também abordaremos o histórico o que é Logística Reversa, os benefícios da logística reversa nas empresas, tudo sobre logística reversa!
Uma prática crescente, especialmente nas indústrias de pós-mercado, e depois falaremos sobre alguns usos da logística reversa e sustentabilidade pelos remetentes e como usar a logística reversa nas empresas.
A logística reversa faz parte do varejo há mais de 100 anos, quando varejistas como Sears Roebuck e Montgomery Ward iniciaram a remessar produtos por ferrovia.
Respondendo o que é logística reversa. Atualmente, o e commerce levou a um boom desta atividade em todo o mundo – ou remessa de produtos do consumidor de volta ao varejista.
Os benefícios da logística reversa.
Os consumidores esperam políticas de retorno sem complicações
É por isso que o retorno dos pedidos de e commerce é três a quatro vezes maior do que as compras físicas, de acordo com a Reverse Logistics Association. Isso significa que a logistica reversa é realidade na vida das empresas. procure tudo sobre logística reversa.
Ter a resposta para o que é logística reversa pode contribui para a sustentabilidade!
Falaremos um pouco sobre o que é logística reversa e sustentabilidade.
A logística reversa e sustentabilidade, andam juntas, contribui para diminuir as emissões nocivas e reduz o uso de energia, essa prática está internamente ligada à sustentabilidade ambiental, social e econômica de uma região ou país.
Uma porcentagem das empresas têm respondido o que é logística revesa e alcançado metas de aterro zero e se esforçam para trabalhar com um parceiro de logística reversa nas empresas que pode fornecer reciclagem e descarte adequados dos produtos e equipamentos tecnológicos.
Quase todos os maiores provedores de serviços da cadeia de suprimentos sabem a importância de atender o que é Logística Reversa, empresas de distribuição e transporte, gerenciam algum tipo de logistica para os clientes. Importante ter o argumento certo para o que é Logística Reversa?
A atividade logística sustentável abrange desde o gerenciamento de devoluções de mercadorias encomendadas on-line, tais como:
Computadores,
Desktop
Notebook,
Tv,
Eletrodoméstico,
Impressoras,
Peças eletrônicas,
Vasilhames em fim de vida,
Alimentos,
Peças de moda de alta qualidade,
Plásticos e vidro.
Por isso é fundamental saber o que é logística reversa?
Quando ocorre uma devolução, o equipamento devolvido será coletado (de várias maneiras diferentes) e enviado ao CD centro de distribuição.
Ao mesmo tempo, as informações relevantes sobre a descrição do item de devolução, condição na devolução, informações do cliente etc,
serão transmitidas para o centro de controle de devoluções, porem infelizmente, dado o estado atual do status, esse processo de captura de informações raramente ocorre ou ocorre com menos precisão. Tudo sobre logística reversa.
O que é a Iniciativa Logística Sustentável?
O agrupamento de rotas no transporte com análise geoespacial e aprendizado de máquina para reduzir as emissões de CO2 são exemplos de logística sustentável
Pesquisas de logística sustentável apontam que empregar caminhões mais ecológicos não é a única forma de minimizar a pegada de carbono.
As empresas podem aderir a de logística sustentável e minimizar as emissões de CO2, além de reduzir as contas de combustível analisando características críticas de suas operações de entrega, como:
- os tipos de veículos usados,
- onde os veículos operam,
- a topografia das rotas e,
- realocando a capacidade de entrega.
Com o Decreto Nº 7.746, de 5 de junho de 2012
A ex-Presidente da República, Dilma Rousseff, instrumentalizou uma série de medidas a fim de fomentar a inserção de práticas sustentáveis no meio público. Dentre eles, tem-se o Decreto Nº 7.746, de 5 de junho de 2012:
“O Art 1º deste Decreto regulamenta o art 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a estabelecer critérios, práticas e diretrizes gerais à promoção do desenvolvimento nacional sustentável por meio das contratações realizadas pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional e pelas empresas estatais dependentes, e institui a Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública – CISAP”
Atualmente, você tem um programa de logística reversa, sabe o que é logística reversa?
Você tem algo a acrescentar neste artigo “O que é Logística Reversa”?

Sobre o autor! Paulino Andrade é o diretor de desenvolvimento de negócios da Cidadão ECO. Formado em logística atuou em várias multinacionais e desenvolve a logística reversa para equipamentos eletrônicos desde 2008.