Impactos ambientais causados por lixo eletrônico

Conheça os principais impactos ambientais causados por lixo eletrônico

Vivemos em uma sociedade altamente consumista, que, como tal, oferece grande quantidade de produtos com alto desperdício, impacto ambiental e grande produção de lixo eletrônico. 

Essa imensa utilização dos recursos naturais está gerando forte impacto ambiental e levando o planeta a um colapso e arriscando o futuro de todos nós.

O aquecimento global, o efeito estufa e a poluição são apenas algumas graves consequências da interferência humana consequência, maior impacto ambiental.

A única esperança para conter esse impacto ambiental e a falta de recursos  naturais essenciais, como a água e o ar puro, é a formação de uma nova consciência e a adoção de novos hábitos de vida, exemplo descarte de material eletrônico, lixo eletrônico. 

Um papel relevante à medida que pode conscientizar a todos. Se todos incorporarem ao seu cotidiano os norteadores da reciclagem, os quatro “RS” – reduzir, racionalizar, reutilizar e reciclar -, certamente, poderemos vislumbrar uma luz no fim do túnel. Reciclar os lixos eletrônicos. Descarte de produtos eletrônicos: veja como!

Impacto ambiental na produção de dispositivos tecnológicos

Dispositivos como material eletrônico são produzidos a partir da extração de muitos recursos naturais do meio ambiente, exemplo dessa mineração: areia, cobre, prata, matéria prima para o alumínio, etc.

Além da extração, que por si só já gera forte impacto ambiental, ainda passa no processo, químicos extremamente perigosos e prejudiciais. Veja sobre lixo eletrônico!

Para ofertar material eletrônico matéria prima é extraída do solo, neste processo busca-se diminuir o impacto ambiental com práticas mais ecológicas respeito o ambiente, nem sempre meta de impacto ambiental são alcançadas. 

Em países menos desenvolvidos que não têm acesso a equipamento de mineração e processamento o impacto ambiental é maior. 

Impacto ambiental, este “buraco” com mais de 500m de profundidade e 1.2km de diâmetro e nem sequer é o maior no mundo.

Produzir os dispositivos tecnológicos atuais, que geralmente têm uma vida útil cerca de 2 a 3 anos, exaurem enorme volume de minerais e tem impacto ambiental, sem falar no pós consumo na sucata eletrônica, lixo tecnológico, lixo tecnológico.

Na produção de um desktop normal, são empregados:

  • 3 vezes o seu peso em combustíveis fósseis;
  •  1 “bolacha de silicone”, 630 gramas de combustível fóssil;
  • 2 gramas de microchips, são 1,5 kg de combustíveis e químicos, 30kg de água potável;
  • 1 PC, precisa de cerca de 1,5 toneladas de água para ser fabricado;
  • 22 kg de químicos prejudiciais, extremamente perigosos, como chumbo

Temos potencial para diminuir a geração de lixo tecnológico e o impacto ambiental usando estes dispositivos até seus limites. 

Os dispositivos obsoletos ou desatualizados, devem ser reciclados, encaminhados a reciclagem de sucata eletrônica como lixo eletrônico. 

Em nenhuma circunstância, 

em nenhum momento, sucata eletrônica, lixo eletrônico podem ser descartados no lixo comum.

Quando a vida útil de dispositivos está terminada, pra que não haja  impacto ambiental é crucial que estes sejam descartados de forma responsável e reciclados para que possam renascer com um novo propósito.

Nunca, em qualquer situação, dispositivos eletrônicos “lixos eletrônicos e lixo tecnológico” podem ser descartados no lixo comum, e sim destinados a uma central de lixo eletrônico,

deste modo não terá impacto ambiental.

Impacto ambiental! Reciclagem é a solução?

Reciclagem é a única solução aceitável para os nossos dispositivos eletrônicos. 

No entanto, existem custos associados a processo, devido à necessidade de separar os diferentes tipos de materiais usados no processo de produção sem causar mais impacto ambiental

Alguns países optam por aplicar taxas no ato de compra de novos dispositivos que posteriormente são direcionados para suportar parte dos custos de reciclagem de sucata eletrônica.

Independentemente dos custos de reciclagem de sucata eletrônica, lixo eletrônico, não significa que não seja uma área de negócio rentável do ponto de vista dos lixos eletrônicos e impacto ambiental. 

O material eletrônico, lixo eletrônico não inclui apenas elementos tóxicos, mas também materiais raros que podem ser vendidos e reciclados para novos propósitos que traz benefícios para o  impacto ambiental. 

Podemos citar o alumínio e materiais baseados em produtos petrolíferos que retêm o seu valor e podem ser reciclados múltiplas vezes. Veja sobre lixo eletrônico!

Existem várias empresas que se especializaram nesta área do lixo eletrônico, sucata eletrônica.

Atualmente, para mudarmos e garantirmos o nosso futuro e o das próximas gerações é urgente mudarmos o nosso olhar diante do planeta Terra e meios de acabar com impacto ambiental. 

Abraçar os quatro “RS” e colocá-los em prática não significa somente modismo ou ter consciência do impacto ambiental, mas sim sobrevivência da espécie humana e de todas as outras.

Atualmente, você tem um programa de logística reversa dos lixos eletrônicos? 

Você tem algo a acrescentar neste artigo ” impacto ambiental causados por lixo eletrônico”?

Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

Deixe um comentário